Projeto ‘Duo Korapoema’ estreia com apresentação gratuita no Teatro Gregório de Mattos nesta sexta-feira (26)

0
22
O Teatro Gregório de Mattos, em frente à Praça Castro Alves, será palco do recital “Duo Korapoema”, encontro entre a kora (ou corá) do músico gaúcho Rick Carvalho com os poemas do escritor baiano Juraci Tavares. O espetáculo gratuito será nesta sexta-feira e sábado (26 e 27), sempre às 19h, com distribuição de ingressos a partir das 18h, no próprio espaço. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A kora é um instrumento musical feito de cabaça, couro e madeira, que contém 21 cordas de nylon. Tocada por Rick, que a construiu, ela dialoga com a voz de Juraci, que apresenta uma seleção de textos autorais, mesclando falas, récitas e canções. Original do Oeste da África, o instrumento faz parte da cultura de países como Senegal, Mali, Guiné Bissau, Gâmbia e Gana. Seus tocadores, os “jalis” ou “griots”, são guardiões da oralidade, preservam e transmitem histórias, lendas e tradições por meio de músicas e cantos. De som suave, o instrumento pode dar fluxo ao sonho e à imaginação do ouvinte.
O duo e o concerto surgem de uma provocação do professor, poeta e performer Nelson Maca. Em construção com Juraci e Rick, Maca organizou os textos, o roteiro geral e assumiu a direção e produção do espetáculo. Todos os poemas e canções são oriundos do livro ‘Vocábulos Caminhantes’ e do disco ‘Umbilical’, ambos de Juraci Tavares. Rick Carvalho é responsável pela trilha sonora.
Segundo o diretor Nelson Maca, a junção de Juraci e Rick resultou em um espetáculo com muita potência. “É um encontro bastante interessante. Convidamos o público para um momento muito único. A poesia e a sensibilidade de Juraci, somada à sonoridade da kora, porém utilizando efeitos percussivos orgânicos ou uma sonoplastia a partir do samples. Será mágico”, aposta.
Para o diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais, Chicco Assis, o espetáculo é muito rico, e uma ótima opção cultural para baianos e turistas conhecerem mais sobre a música preta de Salvador.
“Juraci Tavares é um grande mestre da poesia e da música, com várias canções de sucesso no repertório dos blocos afros e afoxés daqui, de Pernambuco e do Brasil. A união da genialidade de sua poesia e da doçura de sua voz com o som mântrico da kora do também mestre Rick Carvalho é um convite ao deleite e a conexão com a ancestralidade que nos habita. Convido todo mundo para assistir a essa grande obra”, reforça Assis, lembrando que a distribuição gratuita é feita por ordem de chegada ao local.