Os animais falantes da mais recente publicação de Ricardo Ishmael serão apresentados neste domingo (7), a partir das 16h na Livraria LDM do Shopping Bela Vista em Salvador. Batizado de Deu a Louca na Bicharada (Mojubá Editora, 36 pág., R$40,00) o livro terá lançamento com uma “Uma Leitura Encantada” (como o autor define) de Vovó Cici.
Nanci de Souza, conhecida como Vovó Cici, é Mestra Griô, razão pela qual foi convidada pela Mojubá Editora para o dia. Griô é como são chamadas as pessoas que dedicam suas vidas à aquisição, construção e transmissão de conhecimentos. São mulheres e homens detentores de saberes de relevância social e coletiva. É o caso de Vovó Cici, que além de Mestra Griô é contadora de histórias e pesquisadora ligada à Fundação Pierre Verger.
SOBRE O LIVRO
“Deu a Louca na Bicharada” é a primeira fábula escrita por Ricardo Ishmael. Conta a história de Dudu, um menino negro vítima de bullying, e a sua relação com os “bichos falantes” que vivem no sítio da Vovó Celina. São esses animais, entre eles a gatinha Lili, o cachorro Totó, o galo Garnizé e o papagaio Língua Solta que vão mostrar a Dudu que não há nada de errado com ele. Para Lila Aragão, coordenadora editorial da Mojubá Editora, “nesta fábula, Ricardo Ishmael revisita o tema bullying, abordado em seu primeiro livro infantojuvenil, mas agora sob o ponto de vista de um menino preto. É um livro forte, potente”.
As ilustrações do livro são assinadas pelo ilustrador Tiago Cerca, que utilizou a técnica da pintura digital. Na contracapa da obra há textos assinados pela jornalista e influenciadora Maíra Azevedo, a Tia Má, e pelos atores César Melo e Sulivã Bispo, que nos convidam a refletir sobre a relação entre bullying e racismo. Além de “Deu a Louca na Bicharada”, Ricardo Ishmael tem outros dois livros infantojuvenis lançados pela Mojubá Editora, “A Princesa do Olhinho Preguiçoso” (2020) e “O Menino de Asas Invisíveis” (2021). Todos os títulos estão à venda no site da editora (mojubaeditora.com.br), com envio para todo o Brasil.