O acolhimento e a atenção às mulheres vitimas de violência do município de Feira de Santana vem sendo reforçado por equipes da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), que iniciaram, na terça-feira (23), rondas de acolhimento com o objetivo de atender a 79 novas assistidas pela unidade. Relatos das mulheres são anotados pelos policiais durante as vistorias.
Responsável pela unidade, a tenente Renata Martins, relata que acompanhar de perto a situação das novas vítimas, no intuito de protegê-las, é um dos papeis principais da unidade.
“Nós seguimos um protocolo de visitas e é a partir desse trabalho que podemos mensurar o quanto elas se sentem mais seguras para retomar a vida, sabendo que podem contar com o apoio da Polícia Militar”, disse.
Com essas novas assistidas, atualmente, a unidade fiscaliza cerca de 210 medidas protetivas de urgência solicitadas à Justiça pelas Delegacias, após denúncia das vitimas. São realizadas visitas periódicas que fiscalizam o cumprimento das ordens judiciais, além de ouvir a demanda das mulheres e orientá-las sobre como proceder em caso de descumprimento das medidas.
Manifestando interesse, a unidade ainda oferece para as assistidas um trabalho especializado com foco no atendimento psicológico.
“Nós temos um apoio fundamental de unidades e órgãos que compõem a Rede de Proteção à Mulher Vitima de Violência, à exemplo das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Secretaria da Mulher da cidade, a Casa Abrigo da Mulher, dentre outros que, juntos, ajudam a combater o feminicídio e prevenir a violência”, concluiu a oficial.