Safra de café deve crescer 4,9% e pode chegar a 3,56 milhões de sacas

0
48

A produção total de café na Bahia deverá crescer 4,9% e atingir 3,56 milhões de sacas, sendo 1,08 milhão de sacas de arábica e 2,48 milhões de sacas de conilon. Se confirmado, o resultado é o quarto maior na série histórica e reflete tanto um aumento na área plantada como uma melhora na produtividade das lavouras. Os dados podem ser encontrados no 2º Levantamento da Safra 2024 de Café, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O cultivo de café arábica no estado se dá nas regiões do Planalto (centro-sul e centro-norte baiano) e no Cerrado (extremo-oeste da Bahia). De maneira geral, o Planalto se caracteriza pelas áreas de maior altitude e clima ameno, favorecendo o desenvolvimento do café na região, especialmente aquele grão destinado para produção da bebida de maior qualidade. Nessa região foi registrada restrição hídrica visualizada até o final de 2023. A falta de chuvas nessa época prejudicou o florescimento e a fase inicial de frutificação. As perdas não foram maiores, pois precipitações retornaram nos primeiros meses de 2024 e atenuaram parcialmente os prejuízos. Com isso, a produtividade média esperada deve cair 9,1%, estimada em 16,5 sacas por hectare.

Já na região do Cerrado, as condições para o desenvolvimento das lavouras estão mais favoráveis, especialmente em razão do manejo adotado, que inclui o uso de irrigação suplementar e pela alta tecnificação empregada na cafeicultura local.

O cultivo do café conilon baiano, por sua vez, se concentra na região do Atlântico. O manejo adotado também favorece o bom rendimento da cultura na região, registrando as maiores produtividades médias do país estimada nesta safra em 56 sacas por hectare. O uso de ferti-irrigação é bem difundido e tem apresentado bons resultados.

A colheita do café no estado teve início em abril e deve se estender pelo menos até setembro. Outras informações sobre o cultivo de café na Bahia e nos demais estados podem ser obtidas no 2º Levantamento da Safra 2024 da cultura, publicado no site da Conab.