A prevenção e proteção da saúde através da vacinação foi o grande foco das grandes cidades nos últimos anos com a pandemia da Covid-19. Para compartilhar as experiências exitosas da rotina das salas de vacina e da imunização da população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador participou da Oficina ImunizaSUS, em Brasília, nesta segunda-feira (18).
A mostra de experiências estimula os gestores e profissionais, de todo o país, a espelharem suas ações para o incentivo à vacinação e melhoria nas coberturas de imunização. A capital baiana foi selecionada e apresentou o seguinte trabalho: “Performatização do Curso de Imersão em Boas Práticas de Imunização: caminhos para a qualificação profissional e para a melhorias das coberturas vacinais”.
A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, explicou que a gestão que tenha ênfase na cultura da prevenção, aliado com constante aprimoramento dos profissionais, consegue sensibilizar a população para cuidar da saúde.
“Salvador também enfrentou a desconfiança da população; o movimento antivacina; porém, as estratégias de vacinação em massa com constância fizeram com que conseguíssemos levar proteção através da imunização. Tudo isso se deve muito à dedicação incansável dos nossos vacinadores”.
O titular da SMS, Alexandre Reis destacou a relevância da agenda de educação permanente para os profissionais. “O impacto de treinamentos adequados para os trabalhadores da ponta não só eleva a autoestima deles como profissionais, mas também garante o acesso a serviços de saúde qualificados pelo SUS”.