Salvador inicia mobilização para atualizar caderneta de vacinação infantil

0
25
Foto: Otávio Santos/Secom

A Prefeitura de Salvador inicia, nesta quarta-feira (30), uma intensa mobilização para atualização da caderneta de vacinação da criançada. Com o slogan “Liga da Vacina: Zé Gotinha e Super-heróis se unem pela vacinação infantil”, a estratégia segue até a próxima sexta-feira (1º de abril) em 13 postos de saúde da capital, das 8h às 17h.

O objetivo da ação é oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizando a situação vacinal e, consequentemente, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas pessoas com idade até os 15 anos.

Ao todo, o Programa Nacional de Imunizações oferece cerca 17 vacinas para este público alvo, dentre elas estão a BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Meningite ACWY, Triplice Bacteria – DTP, e dupla adulto.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Doiane Lemos, destaca que as crianças de 5 a 11 anos que tomaram uma das doses do imunizante contra a covid-19 deverão obedecer o intervalo de 15 dias para receberem outra vacina do calendário básico.

“A orientação é que as crianças que foram imunizadas contra a Covid-19 observem o intervalo de 15 dias para ter acesso a um dos imunizantes do calendário básico. Essa ação de atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e até mesmo óbitos. Por isso estamos convocando os pais e responsáveis a levar os pequenos aos postos para garantir a proteção dos mesmos”, afirma Doiane Lemos.

Para ter acesso à vacinação basta comparecer a um desses locais portando o cartão SUS e a caderneta de vacina. Na ocasião, a criançada poderá ter acesso a consultas com pediatras, além de contar com uma série de atrativos com recreação lúdico-desportiva.

 Confira a lista de postos que fazem parte da estratégia:

Pontos fixos: USF Pirajá, USF Curralinho, USF Vale do Matatu, USF Jardim das Margaridas, USF Cajazeiras V, USF Yolanda Pires, USF San Martin III, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Terreiro de Jesus (Pelourinho), UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Joanes Leste e UBS Sérgio Arouca (Paripe).