A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir de terça-feira (16) a ativação do sinal 5G puro (standalone) em Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA), informou Moisés Moreira, conselheiro da agência responsável pelo tema.
Com a decisão, serão oito capitais do país a contar com a tecnologia até a próxima terça-feira. A primeira foi Brasília (DF), no dia 6 de julho. Depois, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), em 29 de julho. Em 4 de agosto, foi a vez de São Paulo (SP).
Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Palmas (TO) terão o sinal ligado até, no máximo, 29 de setembro, segundo Moreira.
Já para 15 capitais, o prazo máximo de ativação comercial será prorrogado em 60 dias, ou seja, até 27 de novembro, por uma questão de “cautela e prudência”.
Veja o novo calendário de ativação do 5G nas capitais:
16 de agosto
- Curitiba (PR)
- Goiânia (GO)
- Salvador (BA)
Até 29 de setembro
- Rio de Janeiro (RJ)
- Vitória (ES)
- Florianópolis (SC)
- Palmas (TO)
Até 27 de novembro
- Recife (PE)
- Fortaleza (CE)
- Natal (RN)
- Aracaju (SE)
- Maceió (AL)
- Teresina (PI)
- São Luís (MA)
- Campo Grande (MS)
- Cuiabá (MT)
- Porto Velho (RO)
- Rio Branco (AC)
- Macapá (AP)
- Boa Vista (RR)
- Manaus (AM)
- Belém (PA)
Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até 31 de julho. Entretanto, esse prazo já havia sido adiado pela Anatel para 29 de setembro. Com esse segundo adiamento, a previsão é que todas as capitais tenham o 5G funcionando até 27 de novembro.
Segundo Moreira, o prazo terá que ser adiado em 15 capitais porque as operadoras ainda aguardam a chegada de equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o sinal do 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite.