Três dias de muita música e conscientização ambiental é o que espera o público que vai curtir a 2ª edição do FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE, realizada esta semana, de 15 a 17 de setembro (quinta, sexta e sábado), no Castelo de Garcia D’Ávila – um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil.
Seguindo o tema dessa nova edição, a “SUSTENTABILIDADE”, o evento vai movimentar o paradisíaco balneário do Litoral Norte, com shows e diversas ações sustentáveis e didáticas, que vão da coleta seletiva, vídeo mapping, palestras a oficinas. O festival também promove o desenvolvimento cultural, econômico e sustentável da região, contribuindo com novas ideias e práticas de preservação ambiental, com promoção de economia criativa e solidária. Ingressos à venda na Bilheteria Digital.
Na grade musical, atrações locais e nacionais dentro de um conceito que aposta no novo, no moderno, dando palco a diversos gêneros musicais como o Rock, Pop, Reggae, Trap (gênero musical que está numa crescente no Brasil), E- Music Novo e Clássico Axé Music. Estão confirmadas apresentações de Nando Reis, das Bandas Negra Cor, DH8 e Mil Milhas, de Jovem Dex e Alee (grandes nomes do trap nacional), da cantora e trombonista argentina, PALI, com sua banda Pali Fem, de Marcos Clement Canta Raul Seixas, Marcelo Santos, Pedro Chamusca e DJ Deco. A ideia central é fomentar a difusão dos artistas nacionais, locais e do município de Mata de São João, criando oportunidades para o fortalecimento destes trabalhos.
Idealizado pela Forte Produções, com produção da Vira Mundo Produções, o FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE traz uma nova ótica de se fazer entretenimento. Durante os três dias de festa, o evento promoverá uma verdadeira conscientização ecológica e sustentável. Dentre as metas do projeto, tornar-se referência na realização de grandes eventos sustentáveis; Tornar Mata de São João um pólo sócio-cultural voltado para preservação ambiental, e difundir consciência ambiental e musical, para baianos e turistas.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE – 2ª EDIÇÃO
Quinta, 15/09, às 19h:
– Marcos Clement Canta Raul Seixas
– Banda Mil Milhas
– Marcelo Santos
– Dj Deco
Sexta, 16/09, às 19h:
– Nando Reis
– Negra Cor
– Pali Fem
Sábado, 17/09, às 19h:
– Jovem Dex
– Alee
– Dh8
– Pedro Chamusca
EDIÇÃO SUSTENTABILIDADE – Música & Conscientização Ambiental
Os eventos provocam impactos positivos e negativos, sociais, ambientais e econômicos em vários níveis; Nesse contexto, o projeto de sustentabilidade FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE, criou programas socioambientais que integram a sustentabilidade, educação ambiental, energia renovável, reciclagem, economia criativa e solidária. Os programas de sustentabilidade previstos para o projeto FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE – SUSTENTÁVEL, terão significativo papel nas causas sociais, ambientais e culturais, como catalizadores de importante transformação para as comunidades do entorno.
PROGRAMA DE RECICLAGEM – Em parceria com a empresa Bio Reciclagem, os organizadores do festival traçaram metas de redução de impactos ambientais, nas quais promoverão coletas de resíduos recicláveis e levando-os, em seguida, para postos de reciclagem de materiais. Durante os três dias de festa serão realizadas ações chamativas para o descarte de lixo corretamente, conscientização dos turistas nas praias com abordagem de distribuição de sacos-biodegradáveis, a utilização de materiais recicláveis no evento, seja os copos utilizados, seja a decoração de materiais reciclados, a compensação de carbono… tudo estará integrado ao principal foco: Música & Conscientização Ambiental.
Mais Informações: A primeira edição do festival de Música da Praia do Forte foi realizado em 2021, com o tema Forró do Forte. Como se tratava de um período pandêmico, o evento foi realizado no Castelo Garcia D’Ávila em formato de LIVE, com transmissão ao vivo para todo Brasil e para o mundo, através do canal YouTube. Foi uma forma de levar alegria para a casa dos brasileiros, demonstrando toda riqueza da cultura nordestina, através das apresentações das bandas e quadrilhas juninas. O evento contou com shows de Luiz Caldas, Targino Godim e muitos outros.
SOBRE A PRAIA DO FORTE – Chamada de Polinésia Brasileira, Praia do Forte, no Município de Mata de São João, distante apenas 55km do Aeroporto Internacional de Salvador, possui praias semi-desertas, piscinas naturais de águas cristalinas que se compõem na paisagem desse local onde a natureza foi generosa. São 12 km de mar calmo, águas quentes e transparentes, perfeito para um banho de mar a qualquer hora do dia. Fugindo um pouco desse cenário praiano, mais belezas naturais podem ser apreciadas na dunas, lagoas, rios e na grande área de Mata Atlântica com diferentes espécies de plantas e animais silvestres. São opções para todos os gostos, principalmente, para quem quer tranqüilidade, contato com natureza e conforto. Mesmo com toda a infra-estrutura Praia do Forte consegue preservar o ambiente de uma vila de pescador. Um estilo de vida simples de uma comunidade que fascina e contagia qualquer turista ou visitante que chega ao local.