Tradicionais “Procissões do Encontro” serão realizadas no Centro Histórico de Salvador

0
20

O momento no qual Jesus se encontrou com Nossa Senhora enquanto carregava a cruz no caminho até o calvário será relembrado na Procissão do Encontro, realizada ao longo dos séculos no Centro Histórico de Salvador, em duas datas: 31 de março e 5 de abril.

A primeira (31 de março), organizada pela Paróquia Santo Antônio Além do Carmo e pela Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, no dia 31, terá início às 15h, quando será celebrada a Santa Missa na Praça dos Quinze Mistérios. Em seguida, deste mesmo local, sairá a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Enquanto isso, no Boqueirão, os fiéis conduzirão o andor com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos.

A imagem de Nossa Senhora das Dores passará pela Rua dos Adobes e Rua dos Carvões até chegar à Praça Santo Antônio, onde fica localizada a Matriz. Já a imagem do Senhor dos Passos sairá do Boqueirão e passará pela Rua Direita do Santo Antônio também em direção à Matriz, onde acontecerá o primeiro passo, que é o sermão. A partir de então, as imagens serão conduzidas juntas pela Travessa dos Perdões, Rua dos Adobes, Rua dos Marchantes, Cruz do Pascal, retornando à Igreja do Boqueirão, onde ocorrerá o encerramento.

Já no dia 5 de abril, haverá mais uma Procissão do Encontro, desta vez com início na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, também na região do Centro Histórico. Às 11h30 haverá a recitação do Terço das Chagas, seguida de Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto, às 12h30. Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis conduzirão a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos até a Igreja de São Domingos, onde a imagem de Nossa Senhora das Dores encontrará a imagem do Filho Muito Amado.

Ao longo do caminho, as sete primeiras estações da Via Sacra serão lembradas. Ao término da procissão, a imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida de volta à Igreja de São Domingos; e a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos será de volta para a Igreja da Ajuda.